Existem alguns testes simples que dispensam a ajuda de um encanador.
Você sabia que um furo de apenas 2 milímetros é capaz de deixar escapar até 3,2 mil litros de água em um dia? Além do desperdício de um importante recurso natural que já foi tratado, um vazamento impacta significativamente na sua conta de água. Por isso, é importante entrar em ação rapidamente quando houver a simples suspeita de um problema desse tipo.
Os principais sinais de vazamentos
- Torneiras que pingam quando estão fechadas
- Vazamentos em cabeças de chuveiro
- Manchas de infiltração nas paredes
- Proliferação de mofo
- Descolamento de azulejos
- Contas de água muito mais altas do que o normal
Como identificar vazamentos
Hidrômetro
Deixe os registros de parede abertos, feche as torneiras, desligue os aparelhos que usam água e não use os sanitários. Anote o número que aparece no seu hidrômetro e aguarde uma hora. Se houver alguma mudança, há um vazamento.
Registro
Feche o registro de parede, abra uma torneira alimentada por ele e espere a água parar de sair. Então, coloque um copo cheio de água na boca dessa torneira. Se a água for sugada, há um vazamento.
Vaso sanitário
Jogue borra de café no vaso sanitário. Se não houver vazamento, ela se acumulará no fundo do vaso. Caso contrário, provavelmente há um vazamento na válvula ou na caixa de descarga.
Na maioria das situações, um vazamento pode ser extremamente difícil de ser encontrado. Caso você sinta dificuldades em identificar a origem do problema, entre em contato com um encanador de confiança o mais rápido possível. Geralmente, esse profissional conta com instrumentos de escuta que permitem uma localização precisa.