Fatores que impactam a balneabilidade


Verão é sinônimo de sol e mar em Santa Catarina. Mas para que as praias do nosso estado tenham qualidade para integrar moradores e visitantes, é fundamental que alguns cuidados sejam tomados ao longo de todo o ano. Entenda quais são os fatores que contribuem para a balneabilidade e saiba como você pode contribuir para temporadas cada vez melhores:

Rede de coleta de esgoto

É responsabilidade da Casan implantar e manter a rede coletora de esgotos domésticos. Essa rede recebe os dejetos dos imóveis e leva para depuração na estação de tratamento. Esse é um sistema complexo – com algumas redes a muitos metros de profundidade -, que depende das estações elevatórias para bombear o esgoto até a unidade de tratamento.

As tampas redondas com o logotipo da Casan que ficam nas ruas são os Poços de Visita, aberturas por onde os técnicos podem avaliar e manter a rede em bom funcionamento. Os bairros de Canasvieiras e Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis, são cobertos por 98% de rede, um dos maiores índices do país.

Redes de drenagem e de macrodrenagem

São equipamentos públicos que devem ser instalados e mantidos pelas prefeituras.

Essas redes permitem o escoamento das águas de chuva, evitando alagamentos. As estruturas próximas ao meio fio das ruas – em geral, de formato retangular e com gradeamento – são as bocas de lobo, que devem permitir o bom funcionamento da rede de drenagem.

A água da chuva que corre pelas redes de drenagem deve ser conduzida até uma rede de macrodrenagem, formada por galerias pluviais. Estas galerias conduzem as águas das chuvas até rios, lagoas ou o mar.

É muito comum, infelizmente, que as redes de drenagem ou de macrodrenagem recebam ligações irregulares de esgotos e, por isso, acabem sendo confundias com a rede de esgoto da Casan.

Ligações dos imóveis

É responsabilidade de cada proprietário fazer a correta ligação do imóvel à rede pública de esgoto. Infelizmente, as ligações irregulares ainda são muito comuns, conectando água da chuva à rede de esgoto ou saídas de esgoto à rede de drenagem.

No caso do Norte da Ilha, ainda existem muitas irregularidades. Mas um trabalho constante está sendo realizado para mudar esse cenário. As ações são desenvolvidas pelo Programa Floripa Se Liga na Rede, que é coordenado pela prefeitura, pois a Vigilância Sanitária Municipal detém o poder de polícia para fiscalização. A Casan integra o programa, colabora com recursos e com profissionais que auxiliam nas fiscalizações.

Você pode conferir o avanço das ações da Casan sempre que quiser. Continue acessando o Trato pelo Saneamento ou curta a nossa página no Facebook.