Na manhã desta sexta-feira, 31 de agosto, as equipes da Casan, do Consórcio Trix-Infracon e do Projeto Socioambiental receberam aproximadamente 100 alunos do Ensino Fundamental no canteiro de obras da Estação de Tratamento de Esgoto de Concórdia. O objetivo da visitação foi esclarecer como vai se dar o funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário que está em implantação no município.
A atividade foi realizada com alunos de 6ª série da Escola Básica Municipal Waldemar Pfeiffer (Bairro Industriários) e com os alunos da 6ª e 8ª série da Escola Básica Municipal da Nações (Bairro das Nações). Os estudantes receberam explicações a respeito de cada etapa do tratamento de esgoto enquanto puderam observar in loco a estrutura onde todo o processo será realizado, desde a coleta até o retorno do efluente tratado para o ambiente.
De acordo com a professora Maura Bacin, a visitação é uma oportunidade de contextualizar na prática aquilo que os alunos estão aprendendo em sala de aula. “Aqui eles puderam ter uma noção da quantidade de resíduos que são gerados pela população e a importância do tratamento de esgoto para diminuir o impacto no meio ambiente e na saúde das pessoas”, pontuou a professora.
Relisson Jardim de Jesus, estudante do 6º ano, contou que está estudando sobre saneamento básico nas aulas de Ciências. “Não fazia ideia de que era assim que funcionava o tratamento de esgoto, foi muito legal poder conhecer um pouco mais”, afirmou.
As atividades foram organizadas através do Projeto Socioambiental do Sistema de Esgotamento Sanitário de Concórdia. A assistente social do Projeto, Débora Ruviaro, destaca que além de orientar as crianças, o objetivo é que elas também possam compartilhar as informações com a família e também com outros adultos.