Foi realizado no dia 15/05, a aula inaugural da quarta turma de Guardiões Ambientais de Biguaçu. 27 novos alunos participam do projeto voltado à educação ambiental e cidadania que é realizado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente de Biguaçu (Famabi). Diversas autoridades participaram da aula inaugural, entre elas, o prefeito Ramon Wollinger e o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Alexandre Waltrick.
A primeira aula foi ministrada pelo engenheiro químico da CASAN Alexandre Trevisan, que falou sobre sensibilização ambiental, da preocupação que a sociedade deve ter com questões voltadas à água e esgoto e sobre a importância dos Guardiões como multiplicadores das informações e aprendizado que estarão adquirindo.
O grupo é integrado por estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares de Biguaçu, com idade de 12 e 13 anos. As escolas participantes são: Escola Básica Municipal Professor Donato Alípio de Campos, Escola Básica Municipal Fernando Bruggemann Viegas de Amorim, Escola Básica Municipal Professora Olga Andrade Borgonovo, Escola Básica Estadual Professor José Brasilício, Escola Básica Estadual Professor Alexandre Sergio Godinho e Escola Super Incentivo.
“Os estudantes são selecionados com base no desempenho escolar, um conjunto de características que vão além da nota e do boletim, ou seja comportamento, disciplina, participação e interesse no assunto”, explicou Luiza de Oliveira Silva, bióloga da Famabi, que coordena o projeto.
Durante o curso, os alunos participarão de aulas, palestras, oficinas e viagens de estudo com abordagens teóricas e práticas sobre assuntos relacionados ao meio ambiente, como ecologia, recursos hídricos, gestão de resíduos, flora e fauna, unidades de conservação e atividades relacionadas aos aspectos regionais e culturais. Sob coordenação da Famabi, os encontros são ministrados de forma voluntária por profissionais das áreas da educação, saúde, biologia, engenharias e outras.
“Nosso município é rico em belezas naturais e áreas que precisam ser preservadas. É importante que nós adultos façamos nossa parte e incentivemos ações voltadas para o cuidado com o meio ambiente. O Guardião Ambiental tem a missão de plantar a semente do que aprende, a semente do cuidado e da preservação, para que lá na frente todos possam colher bons frutos”, comentou o prefeito Ramon.
Fonte: www.bigua.atende.net