Entenda a cor escura do Rio do Braz


Avermelhada, azulada, negra ou barrosa − todos já se depararam com diversas colorações das águas dos mananciais superficiais (rios, lagos, lagoas, oceano, etc). Partindo do pressuposto de que água de boa qualidade deve ser incolor, insípida e inodora, muitas vezes acabamos classificando a qualidade de um rio apenas por impressões visuais.

Porém, a coloração das águas tem influência de diversos fatores, como o trajeto desde sua nascente, áreas de represamento, material arrastado, algas, temperatura, condições climáticas e substâncias químicas devido à decomposição da matéria orgânica.

O manancial Rio do Braz passa por áreas com solos alagáveis e de mangue, acumulando uma grande quantidade de material orgânico da bacia hidrográfica. Isso resulta na formação de um lodo de fundo de coloração escura e em uma alta taxa de decomposição que forma gases, como metano e sulfídrico. Quando a foz é aberta, o rio entra em contato com o mar, o que causa a suspensão do lodo do fundo e libera gases.

Além disso, o rio sofre com ligações irregulares de esgotos, o que torna o odor ainda mais forte. Por esse motivo é que a Casan está trabalhando junto à comunidade para corrigir as ligações irregulares e conscientizar os moradores sobre o prejuízo que podem causar ao ambiente e à balneabilidade da Praia de Canasvieiras.

A compreensão desse processo é fundamental para a preservação desse manancial!