Testes de fumaça e videoinspeção no Norte da Ilha


IMG_9238

Ao longo de 2016, a Casan realizou diversas ações para colaborar com o processo de despoluição do Norte da Ilha. Entre julho e novembro foram feitos diferentes testes para encontrar irregularidades, providenciar consertos e obter um melhor funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário Costa Norte. Veja mais detalhes a respeito dessa iniciativa.

Ação: Testes de fumaça e videoinspeção

Objetivo: Diagnóstico das inadequações que comprometem o funcionamento das redes de esgoto no Norte da Ilha.

Investimento: R$ 350 mil

Status:

O trabalho durou 120 dias. Foram realizadas vistorias nas redes coletoras de esgoto do Sistema de Esgotamento Sanitário Costa Norte, presente em Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas e Praia Brava.

Com esse trabalho, uma fumaça especial não tóxica foi injetada nas redes de esgotos a partir de um Poço de Visitas (PV). Ao sair em bocas de lobo, que são equipamentos da rede de drenagem, o teste indicou onde poderia estar ocorrendo uma irregularidade. Em uma segunda etapa, os problemas foram confirmados em trabalhos de videoinspeção, em que equipamentos especiais possibilitaram imagens no interior das tubulações de esgoto.

Com isso, um conjunto de irregularidades foram diagnosticadas, como ligações clandestinas para entrada água da chuva na rede de esgoto, especialmente em ruas onde não há sistema de drenagem e que, justamente por isso, alagam.

Os problemas foram corrigidos nos meses de outubro e novembro, quando foram lacradas 56 irregularidades. Com isso, a expectativa é de uma redução nos picos de vazão gerados pela água da chuva nas estações elevatórias (que bombeiam o esgoto) e também na Estação de Tratamento de Esgotos, que tem seu funcionamento prejudicado com estas ligações irregulares.

Você pode conferir o avanço das ações da Casan para a despoluição do Norte da Ilha sempre que quiser. Continue acessando o Trato pelo Saneamento ou curta a nossa página no Facebook.