A CASAN recebeu, no mês de julho, estudantes do Curso Técnico Integrado em Saneamento do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus de Florianópolis.
A visita foi na Estação de Tratamento de Água (ETA) de São Miguel, em Biguaçu, uma unidade com diferenciais para serem demonstrados aos futuros profissionais.
A estação compacta que atende a comunidade de São Miguel foi adaptada para realizar tratamento do efluente da lavagem dos filtros e da descarga dos decantadores, que retornariam ao ambiente.
Dessa forma, parte da água, que seria descartada ao final do processo, é reaproveitada e a unidade opera com perdas reduzidas. Ao invés de ter ao final do processo de tratamento um efluente líquido, a ETA gera lodo concentrado.
A turma é da sétima fase e está cursando a disciplina de Tratamento de Água. Na ETA, conheceu todo o sistema, a partir da captação de água bruta na represa de São Miguel; da Estação de Recalque de Água Bruta (ERAB); e do tratamento convencional da água que conta com as etapas de mistura rápida, coagulação, floculação, decantação e filtração.
Parabéns aos colegas Juliano José Pereira, Letícia Klock e Vanessa dos Santos pelo atendimento!